Meus gatos

Meus gatos
Nenezinho

sábado, 28 de maio de 2016

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª Edição. São Paulo. Cortez.
 ALVES, Rubem. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender/Rubem Alves. - Campinas: Fundação EDUCAR DPaschoal, 2004. Disponível em: http://www.4shared.com/web/preview/pdf/1Hh9FAi4 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Vol. 02 - Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 144p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Vol. 03 - Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 142p. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_6_MIOLO.pdf GALVÃO, IZABEL. Capítulo X: Reflexão sobre a prática pedagógica: enfocando situações de conflito, p. 103 à 112. In: Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil – Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. P. 119 à 134. In: AQUINO, Júlio G. (org.) Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas . São Paulo: Summus. Editorial, 1998. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. 1ª Edição. Porto Alegre. Artmed. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª Edição. São Paulo. Cortez. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de 06 anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf MORAIS, Arthur Gomes de: Ortografia Ensinar e Aprender. São Paulo: Editora Ática, 2006.
MORETTO, Vasco Pedro: Planejamento: Planejando a Educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes. 2008. MORIN, Edgar. CAPÍTULO 2 - A CABEÇA BEM-FEITA. In: A Cabeça Bem Feita - Repensar a reforma, reformar o pensamento. 13ª Edição. Editora Bertrand Brasil, 2007. http://www.uesb.br/labtece/artigos/A%20Cabe%C3%A7a%20Bem-feita.pdf PACHECO, José; Caminhos para a inclusão: Um guia para aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007. SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez (Organizadoras). Ler, escrever e resolver problemas – Habilidades Básicas para aprender Matemática. - Porto Alegre: Artmed, 2001. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: ArtMed. TEBEROSKY, Ana e TOLCHINSKY, Liliana (organizadoras). Além da Alfabetização: A aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Editora Ática, 2002. WEISZ, Telma com Sanchez, Ana. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – Como ensinar. 1ª Ed. Artmed, 1998. ZUNINO, Délia Lerner. A matemática na escola: Aqui e Agora. Porto Alegre: Artes Médicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário